domingo, 13 de setembro de 2009

Neuschwanstein - Um Castelo de Contos de Fadas




(www.viagensimagens.com/cast_neuschwanstein)

Chamam-lhe um castelo de contos de fadas. Walt Disney inspirou-se nele para o seu castelo da Bela Adormecida e ainda podemos ver uma sua réplica na Disneyland Paris. É o Castelo de Neuschwanstein, no sul da Alemanha.
Foi mandado construir pelo rei Ludwig II da Baviera nos finais do século XIX. Diz-se que o rei Ludwig quis, neste seu castelo de Neuschwanstein, reconstituir o mítico castelo do Santo Graal, onde os cavaleiros guardavam o cálice sagrado. O próprio rei Ludwig está envolto em lendas e histórias fantásticas, que o dão como louco, homossexual, místico e outras coisas mais. O que se sabe ao certo é que o jovem rei mandou construir este castelo fantástico num cenário perfeito, um local isolado e de grande beleza, nos baixos Alpes da Baviera, para se isolar das pressões familiares e políticas.

O portão de entrada no castelo (Fotografia de Teresa Ferreira)

O castelo começou a ser construído em 1869. Ludwig queria aí reviver as tradições da cavalaria medieval e supervisionou pessoalmente os trabalhos de construção de um pequeno apartamento que construiu no local. No entanto, o castelo só foi terminado em 1892, já após a sua morte. O conjunto final é tipicamente Romântico.
Construído no topo de um pico rochoso, rodeado de florestas, o castelo é difícil de fotografar, na sua totalidade. O melhor ponto de vista é o da Marienbrücke, uma ponte metálica suspensa sobre uma cascata na Garganta de Pöllat.

A Marienbrücke (fotografia de Teresa Ferreira)

Não é permitido fotografar ou filmar o interior do castelo (a fotografia que incluí da Sala do Trono, assim como a vista panorâmica inicial, é do site www.viagensimagens.com/cast_neuschwanstein), mas a decoração das salas é tão extraordinária como o seu aspecto exterior. Tem cerca de 90 aposentos, mas só são visitáveis os aposentos que o rei escolheu para si e para os quais concebeu a decoração. Inicialmente, Ludwig imaginou a decoração das salas como uma homenagem ao seu amigo Wagner e, portanto, aí encontramos os temas das suas óperas, como Tristão e Isolda, Lohengrin, Tannhäuser; no entanto, mais do que uma ilustração das óperas, o rei queria que a decoração das várias salas se baseasse nas próprias sagas germânicas medievais. A Sala do Trono, particularmente, é de uma beleza excepcional e, se as pinturas não são de grande valor artístico, o conjunto resulta magestoso e quase mágico.

(www.viagensimagens.com/cast_neuschwanstein)

6 comentários:

  1. Como não posso ir ao castelo de Neuschwanstein, com facilidade, vou com os meus alunos, sempre que que há a possibilidade, ao Palácio da Pena, que fica num lugar que adoro: Sintra.
    Vale a pena visitar.
    Beijos
    Romicas

    ResponderEliminar
  2. Lembraste muito bem: o Castelo da Pena também foi construído na mesma época, dentro do mesmo revivalismo romântico. Também é um castelo de contos de fadas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Teresa
    Um prazer ter seu comentário e saber que gostas do que transcrevo.Faço com o coração.
    Adorei seu blog e suas viagens.Lugares deliciosos e imagens excepcionais, esse castelo... que lindo! Mito simpático e chic o seu espaço. Vou linkar pra nao perder de vista.
    Abraços eboa semana.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do seu blogue. Temática interessante e escrita clara, a agarrar o leitor até final.

    Este é um (o mais majestoso e célebre) de vários castelos mandados construir por Luís II na Baviera.

    ResponderEliminar
  5. Realmente é um castelo de sonho que nos faz sonhar...

    ResponderEliminar
  6. AMO VIAJAR ,JÁ ESTIVE DENTRO DE ALGUNS CASTELOS (CLARO ,OS QUE ERAM PERMITIDOS,A ENTRADA)JÁ QUE AS VESES OS DONOS MORAM EM UMA PARTE,EU AMO A HISTÓRIA DA FRANÇA,INGLATERRA E ALEMANHA ,SOU DESCENDENTE DE FRANCES,MAS CONCORDO QUE O CASTELO DE PENA,ME DEIXOU "BOQUIABERTA"QUE BELESA,O CANHÃOZINHO QUE É RELÓGIO E DESPARA MESMO,QUANDO O SOL BATE DE HORA EM HORA !VOU ENTRAR NO BLOG DA TERESA,DEVE SER INTERESSANTE,POIS,ELA TB GOSTA DE VIAJAR E FOTOGRAFAR,EU TB,NADA COMO UMA VIAGEM P/NOS RENOVAR.ANA CASTEX SPINOLA E CASTRO ,VIAJANTES ME CONTATEM ! DIA 05-12-09.

    ResponderEliminar