quinta-feira, 6 de setembro de 2018

De mota até às Highlands II – Portsmouth e a entrada na Grã-Bretanha



Entrada no porto de Portsmouth

Não sei se Portsmouth é uma cidade turística. Milhares de turistas por aqui passam, diariamente, a caminho de outras paragens. Aqui chegam e daqui partem, todos os dias, ferrys para vários destinos, tornando a cidade muito concorrida. Mas quantos aqui param para, efetivamente, explorar a cidade? Não sei. Eu não o fiz, cheguei… parti…
Charles Dickens nasceu em Portsmouth, em 1812. Tem uma estátua frente ao belo Guildhall. Já no seu tempo era uma grande cidade portuária, com toda a espécie de gente, de grandezas e de misérias, que caracterizam as cidades portuárias e que talvez tenham inspirado algumas das suas personagens.

Estátua de Dickens

Junto à amurada, vejo a cidade desfilar perante os meus olhos. Situa-se num estreito chamado Solent, frente à Ilha de Wight. É um porto natural, bem guardado por uma fortaleza e três baterias militares, construídas no tempo em que a Inglaterra temia uma invasão da França napoleónica.
A base naval militar domina o porto, com as suas fragatas fortemente armadas, um porta-aviões, outros navios que não sei identificar. Basta sair ou entrar no porto de Portsmouth para se perceber perfeitamente porque é que a Grã-Bretanha é tão necessária à Europa e à sua capacidade de defesa militar.

Entrada no porto de Portsmouth

Entrada no porto de Portsmouth

Após as formalidades de saída do barco e do próprio porto, iniciamos o nosso caminho para norte. Confesso que tinha algum receio da condução à esquerda, nada intuitiva para quem está habituado a conduzir no continente europeu. A máxima, afixada num lembrete no para-brisas da mota, era keep left! Não sei quantas vezes repeti look right, go left! Mas os nossos condutores deram mostras de uma perícia e capacidade de adaptação invejáveis e guiaram pela Grã-Bretanha como se nunca tivessem feito outra coisa na vida!
A partir de agora, é seguir os letreiros da auto estrada que indicam The North. O grande Norte, as Highlands, com as suas paisagens desoladas e imensas, espera-nos. Mas antes de lá chegarmos, ainda temos previstas umas quantas paragens. 


Entrada no porto de Portsmouth

Sem comentários:

Enviar um comentário