sábado, 14 de novembro de 2009

Museu da Acrópole - Um Museu transparente



(Vista Lateral do Novo Museu da Acrópole)

Quando o governo grego decidiu construir o Novo Museu da Acrópole, fez exigências quase impossíveis de cumprir: o Museu não podia tapar as escavações arqueológicas sobre as quais ía ser construído; de qualquer ponto do Museu deveria ser possível avistar a Acrópole, em relação à qual devia servir de espelho, ou de apoio, ou de contraponto. 

(A entrada do Museu)

Face a estas exigências, o arquitecto concebeu uma solução original: fez um museu transparente. Logo à entrada, começamos a caminhar sobre um vidro grosso, sobre as escavações de casas e ruas da velha Atenas. Após os torniquetes de entrada, começamos a subir por uma leve rampa, como se subissemos para a Acrópole. Nas paredes, perfilam-se os achados arquelógicos. Caminhamos sobre vidro, mas a sensação de leveza é ainda aumentada, porque todo o hall do primeiro andar é também de vidro. Portanto, caminhamos entre transparências. 

(A Sala das Imagens)

No primeiro andar, a sala das imagens transporta-nos para o espaço livre da Acrópole, com as suas estátuas votivas e evocativas. As Cariátides contemplam-nos, com a sua beleza tranquila. Só aqui, andando à volta destas belas mulheres, me apercebo de que são todas diferentes umas das outras: o modo como o cabelo está entrançado, as pregas do vestuário, a posição das pernas, não é igual. Estão aqui as estátuas originais - as que estão no templo, no Erecteion, são réplicas - excepto a mais bem conservada, que foi levada para o Museu Britânico.

(As Cariátides originais)

No piso superior, espera-nos a maior surpresa: num paralelipípedo de paredes de vidro, ligeiramente deslocado em relação ao resto do edifício, paralelo ao seu modelo verdadeiro, uma reconstituição dos espaços escultóricos do Partenon. As colunas não estão presentes, mas podemos rodear aquele espaço observando o belo friso das Panateneias, os frontões, os quadros esculpidos integrados na arquitrave. Tudo o que não existe ou desapareceu, está reconstituído com uma massa de gesso branca.
Creio que só aqui nos apercebemos da sua real dimensão. Também só agora nos apercebemos da extensão de elementos ausentes. Sabemos que a maior parte do friso se encontra no British Museum, para onde foi levada no século XIX por Lord Elgin. Para quando a sua devolução ao povo grego? Que desculpa pode ainda dar a Inglaterra para a sua falta de boa-vontade?
Espero que um dia estes belos frisos e frontões estejam inteiros e este espaço possa completar integralmente o velho templo, que o contempla do outro lado do vidro.
(O Novo Museu da Acrópole visto do Partenon)

6 comentários:

  1. Lindo conhecer mais essas belezas por aqui!beijos,obrigado por partilhar,chica

    ResponderEliminar
  2. Oi,
    É um exemplo de desenvolvimento e Cultura de um país e de um Povo.
    Dentro de uma cidade , que infelizmente não conheço, mas tenho pena, não deve ter sido fácil integrar este tipo de arquitectura no meio de uma tão diferente e tradicional.
    É um bom exemplo para mostrar ao Mundo e também aos que sempre que a inovação pode acontecer, se defendem com hábitos e tradições típicas do "Velho do Restelo".
    Foi assim em Portugal com o CCB.
    Bonitas fotografias, bonitas imagens escritas.
    Um beijo,

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que merece visita. Ficou muito bem conseguido o museu. Talvez para o ano passemos por Atenas :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma solução inteligente.

    Para se poder bem apreciar a arte desse grande povo da Antiguidade.

    Cumprimentos meus

    ResponderEliminar
  5. Este museu e a expressao mais pura do passado, eu estive la e pude sentir em minha alma toda a vivencoa da Grecia antiga... maravilhosoooo uma obra do homem, guiada por Deus com certeza

    ResponderEliminar