Para comer - Dom Lambuças



Às vezes, vamos a um sítio específico para comer, porque é famoso ou porque nos recomendaram. Outras vezes, comemos qualquer coisa em trânsito, porque andamos em viagem e aquele restaurante até fica em caminho. E outras vezes, temos tanta sorte que quase tropeçamos numa pérola, como este restaurante petisqueira Dom Lambuças.
Fica em Alcaria, algures entre Porto de Mós e Minde, no belo território da Serra de Aire. Mas é preciso saber o que procurar, porque fica um bocadinho afastado da estrada principal. No entanto, vale a pena a busca. Neste pequeno restaurante come-se mesmo muitíssimo bem. Tudo gira à volta dos pratos tradicionais portugueses: guisados ricos, ensopados, arroz de grão, migas ou massadas, lulas no tacho, a dificuldade está na escolha! Mas não precisa de estar, porque o dono acaba sempre por trazer vários pratinhos para prova...
E, quando dizemos: "Bem, isto não vale a pena experimentar, porque não gosto!", como aconteceu com as favinhas guisadas com chouriço, o dono diz-nos: "Ainda não provou estas!" E, quando traz as ditas favas, e as experimentamos, muda a nossa opinião sobre favas com chouriço, para sempre!
Na hora do pagamento, temos a última boa surpresa. Se há um restaurante que demonstra que se pode comer bom e barato, é sem dúvida o Dom Lambuças.

Mensagens populares deste blogue

Uma Rota do Românico

Livros e Viagens - Roma, Exercícios de Reconhecimento