quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dormir num palácio


No ano passado completei meio século de existência. E uma das prendas que recebi foi um fim-de-semana no Palace Hotel do Bussaco. Nunca lá tinha estado e foi, realmente, uma experiência extraordinária. O Palácio que hoje funciona como hotel foi construído em 1885 para os reis de Portugal; o rei D. Carlos gostava de o usar como pavilhão de caça. É de uma beleza e harmonia únicas. Construído no mais exuberante estilo neo-gótico, mais exactamente neo-manuelino, multiplica rendilhados, pináculos, gárgulas. Se o exterior é deslumbrante, o interior não o é menos. Aos emblemas reais, às cordas, aos motivos florais, esculpidos em todos os salões e corredores, juntam-se quadros, frescos e painéis de azulejos que evocam Camões e os Lusíadas, mas também outros episódios dos Descobrimentos. Por exemplo, a grande escadaria central está ladeada por dois grandes painéis de azulejos que representam a conquista de Ceuta e a reconquista de Goa. Mas surgem também, logo no salão da entrada, as guerras peninsulares e as lutas liberais. Para quem gosta de História, como eu, há um pormenor interessante em cada canto. À volta do hotel, estendem-se jardins onde é agradável passear, tanto de dia como ao entardecer.


A casa de jantar é dos aposentos mais majestosos. Ricamente decorada, tem uma varanda coberta, onde comemos. A noite estava amena e o ambiente era de uma grande serenidade. Só se ouviam algumas cigarras, de quando em vez um pássaro nocturno. Tudo me soube bem, desde o creme de bróculos com queijo fresco até às sardinhas marinadas com molho de framboesas e ao robalo corado com mexilhões e camarões. A acompanhar, vinho branco, Bussaco de 2003.


Sinceramente, acho que uma estadia neste hotel é uma experiência única, que vale a pena e eu aconselho.
Dormi num palácio, senti-me uma rainha! Que bom é fazer cinquenta anos!

(Fotografias de Teresa e Fernando Ferreira)

15 comentários:

  1. Lindo lugar, maravilhosa e inesquecivel experiência!beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Ola Teresa!! Ja vendi muito esse "hotel", meus passageiros adoraram! Não sei se sabe mas uma informaçao curiosas é que o palacio do buçaco virou hotel nas mãos de um ex-cozinheiro da familia real.

    beijos!!

    ResponderEliminar
  3. Querida Tereza, que belo presente recebeste, realmente digno de uma rainha. Os castelos portugueses são deslumbrantes. Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    É realmente um local lindo e de uma beleza grandisosa. Grandiosa pelo Palácio.Grandiosa pela "mata" que o envolve.
    Não foi um presente.
    Foi um carinho, penso eu.
    Quem to deu, e não sei quem foi, mas terá sido com esse objectivo.
    Foi certamente, não digno de uma Rainha, mas sim para a RAINHA.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Sin duda te tienes que sentir como una Reina, vaya experiencia mas enriquecedora.
    Saludos

    ResponderEliminar
  6. Oi Tereza!

    Adorei conhecer o seu Blog!
    Lindas fotos! Eu adoro viajar e fotografar!
    Bjs!
    Fatima

    ResponderEliminar
  7. Que saudades! Eu passei lá um aniversario de casamento...fabuloso! As tuas fotos estão belissimas.
    Beijocas
    Graça

    ResponderEliminar
  8. Nussssss impressionada com as fotos. Coisa linda!Dignas de rainha mesmo. Parabéns pelo post. Montão de bjs e abraços

    ResponderEliminar
  9. Olá, Teresa! Cheguei aqui através da Geórgia e gostei muito do que li. Que belo presente de 50 anos, hein! Lindas fotos e a sua descrição do lugar completas nossos devaneios. Parabéns! Pelos 50 anos já completos e pelo maravilhoso passeio.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, Teresa: pelos cinquenta, pela dormida no Buçaco e pelas belas fotografias!
    Bom ano...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresa,

    O Palácio é lindo, mas a vida continua!
    Estou preocupado, na medida em que se diz que a História se repete. E a história da Bela Adormecida... parece estar na 2ª Edição!

    Para quando, um novo post de cultura histórica, sem ser daqueles contos de criança contados pela Dra. Isabel Alçada?

    [pseudónimo de: Isabel Veiga! - Maria Isabel Girão de Melo Veiga! Não é 'bom' ter ministros assim? Se lhes desse mais para as letras, com uma caterva de heterónimos formariam governo com uma única pessoa! Assim, sim: reduziriam despesas.]

    Se assim fosse... preferia que a Teresa continuasse: «Bela e Adormecida».

    Peço desculpa por não ter enviado os parabéns, mas uma senhora nunca faz anos! Apenas recebe prendas, por pensar e existir todos os dias (...)

    O 'enfant' terrible imperdoável,
    César Ramos

    ResponderEliminar
  12. César terrible
    Não se preocupe, eu tenho uma excelente relação com a minha idade. Já com a Sra. Ministra da Educação... nem faço comentários!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Teresa,

    Andei a remexer nas "gavetas" dos blogues e penso que não falhei os parabéns do seu aniversário. Se não estou em erro, enviei-lhe um ramo de flores do tamanho da Primavera!...
    Em sentido figurado, porque as colunas de comentários não aceitam imagens.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Tenho que experimentar também, nunca fui ao Palácio sequer porque acho que se pode visitar o exterior, mas para viver a experiência completa há que ficar para dormir. Obgda pela partilha.

    ResponderEliminar
  15. Sou fã de palácios. E de boas leituras. De viagens nem se fala. Tempo houve que, aqui por casa, as malas estavam sempre "semi" feitas... A cada semana, um fim de semana se adivinhava. O destino uma incógnita...
    Os tempos mudaram. Permanece o gosto e a vontade.
    Gostei de viajar aqui, Teresa.
    Abraço, grata
    Mel

    ResponderEliminar