(Uma das fachadas exteriores da Residência)
É o maior palácio urbano da Alemanha e foi aqui a residência dos duques e depois Reis da Baviera entre 1385 e 1918, ano em que é transformado num Museu. Só por isto merecia uma referência.
(Quarto Real)
Situado em Munique, o exterior é clássico; já o interior, é marcado pela exuberância decorativa das muitas salas de aparato do período barroco. São visitáveis 10 pátios e 130 salas, que constituem hoje o Museu de Decoração de Interiores de Munique. Abriga ainda a Sala de Tesouros Reais, uma Sala de Concertos e o Teatro Cuvilliés.
(Salão das Miniaturas)
As salas são belíssimas, desde o velho Salão de Baile, hoje chamado Antikuarium, até aos aposentos reais de decoração barroca e rococó, passando por inúmeras salas que albergam autênticos tesouros decorativos, como a Sala das Porcelanas e a Sala das Miniaturas.
(Fonte das Conchas)
No exterior, o Jardim convida a um repouso, junto ao pequeno templo de Diana ou à Fonte das Conchas.
(Um dos pátios interiores)
No entanto, confesso que o me mais me impressionou neste palácio, foi a sua história de reconstrução. Destruído, quase completamente, durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu um processo de reconstrução ambicioso, rigoroso, pormenorizado, que não é escondido do visitante. Há uma sala em que são mostradas fotografias das várias salas do palácio, tal como se encontravam em 1945.
(Fotografias da reconstrução)
Ficamos a saber do modo como foram preservados o mobiliário e alguma da decoração, acompanhamos o processo de recuperação minuciosa. Percebemos o que se perdeu definitivamente e o muito que se conseguiu reconstruir, graças a imagens pré-existentes, pedaços remanescentes e uma grande persistência. E ficamos seguramente a apreciar muito mais o palácio que estamos a visitar.
(O Antikuarium)
Preciosidades para guardar e perservar, para sempre!
ResponderEliminarBjs
Olá Teresa!
ResponderEliminarComo se pode ver, Munique não é só cerveja, tem também muitos locais belos.
Um abraço
Olá João
ResponderEliminarQuem achar que Munique é só cerveja, não tentou encontrar outras coisas. É só olhar.
Abraço
Munique é daquelas cidades de incontornável visita. E uma vez lá é aproveitar para explorar a encantadora Baviera!
ResponderEliminarBom relato!
Bjs
Olá,
ResponderEliminarEstivemos lá.
Realmente só um país com muita força, constituído por "gente" de garra e força, pode mostrar ao Mundo esta e outras cidades e a forma como hoje se apresentam.
Munique é uma cidade linda, integrada numa zona ainda mais bonita.
Já agora além da cerveja temos as "salsichas".
Gostei de estar em Munique.
Linda cidade.
Bonita apresentação a tua.
Um beijo,
Como é bom conhecermos outras preciosidades. Eu também gosto de as descobrir. Esta maneira especial de mostrar é muito bonita.
ResponderEliminarEsqueci-me de dizer que também uma vez passei 4 dias em Munique. Gostei da festa de Outubro e de muito mais...
ResponderEliminarOlá Angela
ResponderEliminarBem vinda a este meu espaço de olhares sobre outros espaços onde gostei de estar. A Baviera foi um desses espaços.
Bjs
Teresa,
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário no nosso blog e que nos permitiu conhecer o seu que é bastante agradável e interessante.
Havemos de vir cá muitos vezes á procura de novidades!
Adorámos as fotos e a explicações sobre os monumentos de Munique, a Alemanha é um pais que vamos começar a conhecer já em Fevereiro por Berlim!
Abraços
Não chego para comentar. Fá-lo-ei noutra ocasião, com muito gosto. Venho apenas agradecer a visita ao meu blog e as palavras deixadas, às quais lá respondi.
ResponderEliminarAbraço
E que tal uma vinda ao Norte?
ResponderEliminarhttp://aboutportugal-dylan.blogspot.com/2009/11/sexta-feira-13-em-montalegre.html
Cumps.
Maravilhosos lugares que compartilhas por aqui.Linda viagem!beijos,chica
ResponderEliminarDe novo no seu espaço, pedindo-lhe para voltar ao
ResponderEliminar"Leiam o livro, e nada de barulho" do meu blog.
Agora, sem cerimónia o digo, ficarei como seu seguidor. Visitá-la-ei amiúde para aprender com estas viagens pela História.
Abraço.
Bom fim-de-semana